segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Mas se você fechar os seus olhos

Todos os dias aprendemos a moldar conceitos que em algum momento da vida alguém nos entregou pronto. Há uma semana eu tive mais uma vez a oportunidade de receber alguns conceitos novos totalmente desmontados para, em um processo de troca, obter novas percepções envolvendo conceitos de estética, de escrita e de leitura de conteúdos não necessariamente escritos a lápis ou digitados através de leves toques em uma tela.

O pensamento de alguns autores mais difundidos como o bom e velho Mc Luhan ou de outros nomes como Roland Barthes e Walter Benjamin permeando a ciência de conteúdos tão simples quanto complexos que fazem parte da comunicação e que buscam explicar a maneira do ser humano ler - mesmo quando não estamos tratando de conteúdo escrito - as obras produzidas por seus semelhantes.

Em pouco mais de um ano e meio eu pude perceber o quanto tudo o que se faz é muito mais reprodução do que produção essencialmente original e o quanto o compartilhar tem parecido ter mais valor do que o apreciar. No dia 11 de Agosto de 2014, em uma sala de aula algumas opiniões a respeito do que envolve aura e reprodução técnica só reforçaram a minha opinião própria de que cada vez mais os que souberem fazer a imersão dentro do que é de verdade - mesmo que isso esteja muito escondido atrás de uma tecnologia contemporânea - serão os que conseguirão produzir com realização e êxito, ainda que isso não signifique sucesso financeiro.

https://vine.co/v/M36vzIDZ7uM

Quando é uma reprodução ou releitura a proposta, efetivamente, ainda é possível a concepção de algo novo que como Benjamin explica, terá uma aura para aqueles se colocarem em frente a obra, e poderá parecer não muito interessante para aqueles que só assistirem um pequeno vídeo postado no Vine ou uma foto tirada pelo meu celular, desta releitura da obra de Auguste Rodin, conhecida como "A Catedral", que agora compõe a decoração do meu quarto, impactando os especadores como diferentes gestos possíveis de reproduzir em uma mão moldável, porque toda reprodução contemporânea acadêmica deveria ter interação como pré requisito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário